09/09/2022

uisa é a nova signatária do Pacto Global da ONU. Maior rede de sustentabilidade corporativa do mundo

Institucional

Adesão reforça agenda de boas práticas desenvolvidas pela empresa

Engajada com os princípios da sustentabilidade em toda a cadeia de valor, a Uisa, uma das maiores biorrefinarias do país, agora integra a rede Brasil do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Uma iniciativa que mobiliza entidades públicas e setor privado em 170 países para o desenvolvimento de uma agenda positiva, pautada em 10 princípios universais de cidadania e sustentabilidade nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção, além do enfrentamento aos principais desafios globais, representados pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

Ao integrar o Pacto Global, a companhia se compromete a reportar anualmente o progresso em relação aos 10 princípios. “São princípios que fazem parte de nossas estratégias de negócios. Estamos alinhados aos ODS e pilares de ESG. Aderir ao pacto reforça nosso compromisso em contribuir com os desafios globais que afetam o meio ambiente e as pessoas. São temas que já fazem parte de nossos valores desde o preparo do solo, processo industrial, distribuição e relação com nossa comunidade e demais stakeholders”, destacou o gerente de Sustentabilidade da Uisa, Caetano Henrique Grossi.

A UISA - Com sede em Nova Olímpia (MT) e com atuação voltada às regiões Centro-Oeste e Norte do país, a Uisa gera energia elétrica limpa e renovável, produz etanol anidro e hidratado, açúcar (cristal, triturado, demerara e refinado) com marca própria, destinado ao varejo e às indústrias de alimentos. Suas operações envolvem todas as etapas da cadeia produtiva, desde o plantio da cana-de-açúcar até o comércio, logística e distribuição dos produtos.

O modelo de negócios da biorrefinaria, permite a transformação de matérias-primas renováveis e seus resíduos em biocombustíveis, biometano, energia limpa, alimentos, fertilizantes orgânicos e ingredientes para nutrição humana e animal.

COMPROMISSO COM A SUSTENTABILIDADE - A biorrefinaria é certificada pelo programa RenovaBio, sendo qualificada para comercializar créditos de descarbonização (CBios). Na Safra 2021/22, foram emitidos 113 mil CBios. Em atendimento à política de baixo carbono, a Uisa elabora inventário de Emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE). Entre 2020 e 2021, reduziu 36,4% de sua emissão total de CO2. Além disso, desde 1993, gera bioenergia para o consumo próprio, produzida a partir da biomassa da cana-de-açúcar e, em 2001, iniciou a comercialização de energia limpa e renovável para as redes concessionárias, contribuindo para a eficiência energética no país. A Uisa se destaca também, por ter 100% das áreas de produção certificadas em padrão internacional de sustentabilidade.

Para alinhar as estratégias e operações a sustentabilidade e cidadania, a organização adotou oito eixos de atuação: Mudança Climática, Capital Natural, Economia Circular, Agricultura Regenerativa, Nossa Gente, Nossa Atmosfera, Bem-Estar e Governança. Todos vinculados aos princípios do Pacto Global, ODS e ESG.

A Uisa preserva 34 mil hectares de vegetação nativa com 163 espécies arbóreas e 246 nascentes em sua área. A região tornou-se um importante corredor ecológico para conservação da biodiversidade. Os monitoramentos já identificaram diversas espécies da fauna, a exemplo da onça, esquilo, anta, macaco, arara e outros animais que vivem no local, totalizando 283 espécies entre mamíferos, répteis, anfíbios, insetos e peixes.

Com viveiro próprio, nos últimos anos a companhia promoveu o plantio de 2 milhões de mudas de árvores frutíferas e nativas da amazônia e cerrado. Entre elas, espécies ameaçadas como peroba, cedro e ipê roxo. As mudas atendem as demandas internas de arborização e revitalização das Áreas de Preservação Permanente (APP), além dos projetos socioambientais desenvolvidos junto à comunidade, empresas, produtores rurais e instituições dos municípios de Nova Olímpia, Denise, Barra do Bugres e Tangará da Serra (MT).

No fomento a cidadania e geração de renda, mais de 34 mil pessoas já participaram de aulas de reforço escolar, inclusão digital, cultivo de horta, dança entre outras atividades, na Florescer Ação Social, organização apoiada pela Uisa, cujo objetivo é transformar as comunidades do entorno por meio de programas socioeducativos nos municípios de Denise e Nova Olímpia, em Mato Grosso.

As iniciativas da Uisa podem ser acompanhadas na terceira edição do Relatório de Sustentabilidade que acaba de ser disponibilizado. O documento apresenta informações sobre sua governança; desempenho econômico; atividades de preservação do meio ambiente e valorização dos funcionários, fornecedores, investidores, clientes e comunidades do entorno. Confira aqui: https://relatorios.uisa.com.br/.

PACTO GLOBAL - Como uma iniciativa especial do Secretário-Geral da ONU, o Pacto Global das Nações Unidas é uma convocação para que as empresas de todo o mundo alinhem suas operações e estratégias a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. O Pacto Global da ONU Brasil foi criado em 2003. Os projetos conduzidos no país abrangem, principalmente, os temas: Água e Saneamento, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação. Mais informações sobre o Pacto Global podem ser acessadas em www.unglobalcompact.org.

Categoria

Institucional

Tags

#uisabiorrefinaria #somosuisa #pactodaonu #sustentabilidade #esg #compromissosustentavel #agenda2030

Inscreva-se em nossa newsletter

Fique por dentro das últimas novidades da uisa

divider
Sucesso! Sua mensagem foi enviada.
Erro! Sua mensagem não foi enviada.
Site origem