13/09/2022

Equipe de segurança de alimentos da uisa recebe novos membros e passa por treinamento

Desenvolvimento Humano

Os certificados foram entregues durante a reunião trimestral realizada pela equipe.

Durante o mês de agosto, os membros da Equipe de Segurança de Alimentos (ESA) participaram do Treinamento em Segurança de Alimentos com base na norma FSSC 22000 V5.1, ministrado pela empresa de consultoria Fênix.  Com carga horária de 24 horas divididas em quatro módulos, a qualificação abordou os Programas de Pré-Requisitos (PPR) e Requisitos Adicionais FSSC 22000; Legislação - Segurança de Alimentos, Programa de Cultura de Segurança de Alimentos e ISO 22000. Os certificados foram entregues no dia 31 de agosto, durante a reunião trimestral realizada pela equipe.

“O treinamento é requisito interno para integração de membros na ESA. Nossa atuação transmite confiança aos clientes. Faz parte das atribuições dos membros apresentar dados, indicadores e informações pertinentes ao Sistema de Gestão da Segurança de Alimentos (SGSA) nas reuniões, bem como, contribuir para a multiplicação da Cultura de Segurança de Alimentos, sendo um exemplo diante dos demais colegas no tocante ao compromisso com a oferta de produtos seguros”, pontuou Douglas Macedo, Analista de Sustentabilidade, integrante da ESA.

A norma FSSC 22000 é voltada para certificação em segurança de alimentos com base na ISO 22000. O Sistema de Gestão estabelece os requisitos para identificar os riscos e estabelecer boas práticas de produção, manipulação, armazenagem, transporte, entre outras operações, com objetivo de garantir um alimento seguro para o consumidor, livre de contaminações.

A ESA atua em toda cadeia operacional de produção e distribuição do açúcar e participa da tomada de decisões do SGSA, contribuindo com conhecimentos e habilidades. “A ESA tem um papel de suma importância na gestão da segurança de alimentos na Uisa, seja na aprovação dos Programas de Pré-requisitos, atualização de fluxograma e até mesmo na tomada de ação frente às mudanças e validação de novos processos”, explicou Luiz Carlos Machado, coordenador de Sustentabilidade e da ESA.

Os membros participam de reuniões trimestrais ou em situações pontuais necessárias. A Uisa incentiva que a composição da equipe envolva representantes de todos os setores envolvidos direta e indiretamente na produção, distribuição e comercialização do açúcar. Atualmente a ESA é formada por 13 membros das áreas de produção, manutenção, controle de qualidade, suprimentos, recursos humanos, agrícola e logística. 

Oslei Prado, supervisor de produção de açúcar, é um dos novos membros da ESA. “Eu decidi entrar para a ESA devido a importância e responsabilidade que temos em produzir um açúcar de qualidade e suprir todas as expectativas dos clientes, e a ESA nos capacita e orienta para atingirmos a excelência de qualidade do produto”, destacou Prado.

Conheça aqui a formação da ESA: 

Coordenador da ESA: Luiz Carlos Machado Filho

Membros: Douglas Arvani Macedo, Cintia Michele de Barros, José Roberto Souza, Iasnaia da Silva, Izabelly Silva G. Lopes, Wagner   Verga, Oslei Ap. Prado dos Santos, Leonizard de Araújo Moraes, Jaiani Godrim dos Santos, Geisa Caroline C. Martins e   Viviane Santos da Silva.

 

 

 

 

 

Categoria

Desenvolvimento Humano

Tags

#uisa #segurancadealimentos #fssc22000 #padraoequalidade #alimentoseguro

Inscreva-se em nossa newsletter

Fique por dentro das últimas novidades da uisa

divider
Sucesso! Sua mensagem foi enviada.
Erro! Sua mensagem não foi enviada.
Site origem