24/10/2022

Uisa participa da Bonsucro Global Week 2022

Meio Ambiente

Evento abordou a sustentabilidade no setor sucroenergético com representantes de diversos países

A cana-de-açúcar é uma das culturas mais importantes do mundo. No Brasil, ocupa o terceiro lugar em área plantada, de acordo com estudo do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora). Destaque no cenário agrícola, a sustentabilidade da cana-de-açúcar e seus derivados foi abordada durante o Bonsucro Global Week (Semana Global Bonsucro), realizada de 17 a 20 de outubro em Ribeirão Preto (SP). Certificada pela Bonsucro desde 2018, e reconhecida internacionalmente pelas boas práticas ambientais, sociais e de governança (ESG), a biorrefinaria Uisa esteve presente no principal evento do segmento.

“Essa é uma oportunidade única de aprender e compartilhar as nossas experiências com outras biorrefinarias ao longo do mundo, como Índia, México, Austrália, Colômbia, África do Sul, Nicarágua, dentre outros países. Durante a realização do evento, ficou claro o nível de amadurecimento da sustentabilidade da cadeia produtiva da cana-de-açúcar no Brasil. Foi muito gratificante também, o reconhecimento que tivemos durante o networking sobre as boas práticas de ESG adotadas pela Uisa”, ressaltou o gerente de Sustentabilidade da Uisa, Caetano Henrique Grossi. 

O evento reuniu autoridades governamentais, lideranças, instituições, empresas, trabalhadores, produtores de cana-de-açúcar, fornecedores, especialistas, entre outros representantes do setor de diversos países. Na oportunidade, foram abordadas questões relevantes para fortalecer o desenvolvimento sustentável sucroenergético, entre elas, segurança hídrica, mudanças climáticas, agricultura regenerativa, apoio aos pequenos agricultores e novos mercados. Também estiveram na pauta, os direitos dos trabalhadores, comunidades indígenas, pilares ambiental, social e de governança (ESG), inovação tecnológica, atualizações do novo padrão de certificação Bonsucro, entre outros tópicos. 

A gerente da Bonsucro no Brasil, Lívia Ignácio, destacou a união do setor para enfrentar os desafios globais. “A Bonsucro Global Week é o evento global de cana-de-açúcar sustentável mais importante do mundo. Essa edição do Brasil foi ainda mais especial, pois foi o retorno dos eventos presenciais da Bonsucro. O saldo do evento e a energia ao longo da semana superaram expectativas: vimos que os diversos atores da cadeia produtiva da cana-de-açúcar estão cada vez mais unidos e dispostos a colaborar para superar desafios e fazer um setor sucroenergético cada vez mais sustentável. Tivemos cerca de 25 países presentes e momentos muito ricos de trocas de experiências”, pontuou Lívia Ignácio.

Na abertura do evento, o ministro do Meio Ambiente do Brasil, Joaquim Leite, destacou a produção de bioenergia gerada a partir dos resíduos da cana-de-açúcar nas biorrefinarias.  “Temos um recorde de energias renováveis eólica, solar e de biomassa. Biomassa, que é ligada ao setor (sucroenergético) e, podemos entender que o setor é mais uma vez parte da solução, quando você pega resíduos orgânicos e transforma em biogás, biometano em uma linha clara de descarbonização”, pontuou o ministro.

Com sede em Nova Olímpia (MT), a Uisa desempenha importante papel econômico e social nas regiões Norte e Centro-Oeste do país, com geração de emprego e renda. A biorrefinaria produz etanol hidratado e anidro, açúcar (cristal, triturado, demerara, mascavo e refinado), achocolatado, álcool gel e saneantes, biomassa, comercialização de CBIOs e geração de energia limpa e renovável para consumo próprio e para matriz energética do país. A biorrefinaria é pioneira no uso do blockchain para garantir a rastreabilidade de seus produtos e tem forte atuação alinhada as boas práticas ambientais, sociais e de governança corporativa (ESG) e aos princípios do Pacto Global e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) em toda sua cadeia de valor.

Além do gerente de Sustentabilidade da Uisa, Caetano Grossi, estiveram na Semana Global da Bonsucro, o coordenador de Sustentabilidade da Uisa, Luiz Carlos Machado Filho e a Analista de Sustentabilidade Dayane Cristine Almeida Pereira. 

Bonsucro – A Uisa é certificada pela Bonsucro, principal plataforma global de sustentabilidade para a cana-de-açúcar, com membros em mais de 50 países. A iniciativa tem o propósito de reduzir impactos socioambientais na produção de açúcar, etanol e energia oriundos do beneficiamento da cana-de-açúcar. A certificação garante o cumprimento legal, trabalhista, ambiental e critérios de eficiência para a produção sustentável de cana-de-açúcar e seus derivados.

Categoria

Meio Ambiente

Tags

#uisa #ESG #sustentabilidade #bonsucro #bonsucroglobalweek

Inscreva-se em nossa newsletter

Fique por dentro das últimas novidades da uisa

divider
Sucesso! Sua mensagem foi enviada.
Erro! Sua mensagem não foi enviada.
Site origem