21/12/2023

Uisa investe em Programa de Inclusão Sociodigital para 21 jovens

Sociedade

Participantes desenvolvem habilidades técnicas e comportamentais necessárias para a rotina profissional

Com foco na transformação social e desenvolvimento humano, a uisa, uma das maiores biorrefinarias do Brasil, anunciou o encerramento da primeira fase do Programa Inclusão Sociodigital. A iniciativa capacitou 21 jovens, com idades entre 16 e 18 anos, dos municípios de Nova Olímpia e Denise/MT, para atuarem na biorrefinaria.

Com mais de dois meses de capacitação e um total de 94 horas, os participantes puderam aprender a base teórica dos conteúdos programáticos apresentados, com foco nas áreas de Tecnologia, Automação, Inovação, Recursos Humanos, Comercial, Marketing, Logística e Agrícola.

Rodrigo Ribeiro Gonçalves, diretor de Tecnologia e Inovação da biorrefinaria, reforça o valor do programa para a companhia e às comunidades. “Temos muito orgulho do nosso programa sociodigital. Por meio dele, fomentamos a inclusão de jovens das cidades próximas à uisa ao mercado de trabalho, inspirando-os a inovar com simplicidade nas diversas áreas da nossa biorrefinaria. Essa é apenas uma das maneiras de devolver para a sociedade tudo o que ela nos traz de benefícios. Para 2024, vamos continuar firmes nesta missão de promover transformação e dar oportunidades para que esses jovens façam parte dessa gigante chamada Uisa”, conta o diretor.

Jovens formandos da segunda turma do Programa de Inclusão Sociodigital da uisa. / Foto: Acervo uisa.

O programa foi promovido pelas áreas de Tecnologia da Automação e Inovação e de Gente e Cultura da companhia. As aulas foram ministradas de forma totalmente voluntária por funcionários da própria biorrefinaria, que puderam acompanhar todo o processo de aprendizagem e desenvolvimento dos 21 jovens participantes do programa.

A Analista de Desenvolvimento Humano da Uisa, Jaiani Godrim dos Santos, conta que o projeto busca contribuir no desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais necessárias para a rotina profissional. “Essa transformação ajuda na independência para que eles possam trilhar carreiras profissionais de sucesso. É gratificante colher os resultados e contribuir com o projeto, a partir de um trabalho voluntário. E mais gratificante ainda é ouvir deles que esse projeto mudou a vida de cada um, ver no rosto, no sorriso, além do brilho estampado nos olhos”, comenta.

Após meses de preparação, os participantes receberam o certificado de conclusão da primeira fase do programa. A cerimônia, que foi realizada na última sexta-feira (15), na Florescer Ação Social de Nova Olímpia, contou com a participação de amigos e familiares dos participantes, além da diretoria da Uisa e voluntários do programa.

Alberto Melo de Carvalho Silva, aluno do Inclusão Sociodigital do município de Denise conta que foi surpreendente o que o programa lhe proporcionou. “Devido ao histórico de cursos na nossa cidade, pensei que seria só mais um curso, porém, no decorrer das aulas, fui gostando mais e mais. Nesse programa, pude ter aquela sensação de estar realmente gostando de algo. E graças aos instrutores serem funcionários, descobri como são as coisas em uma empresa, além da teoria”, diz o jovem.

A partir de janeiro os 21 participantes iniciarão a fase prática dentro da Uisa, onde atuarão em diversas áreas e setores. Alberto detalha sua expectativa para esse próximo ciclo: “Saber que poderei começar a fase adulta da minha vida já contratado em uma empresa grande como a Uisa é algo que eu nunca imaginaria, até pela dificuldade na minha área de interesse, que é a da tecnologia”, diz Alberto.

Funcionários da uisa que foram voluntários nas atividades do Programa. / Foto: Acervo uisa.

Primeira edição

Em janeiro de 2022, 10 jovens foram capacitados pelas equipes de Tecnologia da Automação e Inovação (TAI) e Gente e Cultura da Uisa. Ao final do programa, três desses participantes foram integrados ao quadro de funcionários da biorrefinaria e passaram a atuar em demandas relacionadas a power bi, programação, suporte, manutenção, entre outras.

Categoria

Sociedade

Tags

#uisa #responsabilidadesocial #inclusão #digital #iniciativasocial

Inscreva-se em nossa newsletter

Fique por dentro das últimas novidades da uisa

divider
Sucesso! Sua mensagem foi enviada.
Erro! Sua mensagem não foi enviada.
Site origem