19/12/2023

Logística reversa: Uisa vai reciclar 100% das embalagens até 2025

Meio Ambiente

Para cada embalagem vendida, outra do mesmo peso e material será reciclada. Produtos passam a apresentar o selo eureciclo

Foto: Acervo EuReciclo.

Com foco no impacto socioambiental e no consumidor, a Uisa adere ao selo sustentável eureciclo e estima reciclar aproximadamente 347 toneladas de plástico nos próximos 12 meses. A parceria entre uma das maiores biorrefinarias do Brasil, há mais de 40 anos no mercado, e a certificadora de grande expertise no mercado de gestão de resíduos e recicláveis viabiliza a logística reversa das embalagens pós-consumo do Açúcar Itamarati e do álcool saneante Uisa, por meio de compensação ambiental. 

O montante esperado equivale a 22% do volume de embalagens do Açúcar Itamarati e 100% da massa total de embalagens do álcool saneante Uisa comercializada. O gerente de Sustentabilidade da biorrefinaria, Caetano Henrique Grossi, destaca a preocupação da empresa com um ciclo de produção e consumo sustentável. “Já reutilizamos e reciclamos 94% dos resíduos gerados nas operações agrícolas e industriais. Agora, com o selo eureciclo, vamos reduzir ainda mais a pegada de resíduos, fomentar a economia circular e promover a destinação correta das embalagens para gerar renda para famílias que vivem da reciclagem”, pontua Grossi. 

A Uisa também passa a ser a primeira biorrefinaria a inserir o selo eureciclo em embalagens de açúcar e álcool (açúcar Itamarati e álcool Uisa) comercializadas no mercado das regiões Centro-Oeste e Norte do país. Tal comunicação objetiva conscientizar os consumidores sobre a importância da destinação correta dos resíduos, além de reafirmar o propósito socioambiental da companhia. “Frente aos desafios globais de mudanças climáticas, assumimos o compromisso de garantir a reciclagem do equivalente a 100% das embalagens que a companhia coloca no mercado até 2025. É um avanço gradual estabelecido em nossas metas”, acrescenta Grossi. 

“Entendemos que a reciclagem possibilita a transformação desses resíduos plásticos em matérias-primas e novos produtos para indústrias, promovendo economia de energia, de água, redução de emissões de gases de efeito estufa no processo produtivo, entre outras contribuições para preservação do meio ambiente e qualidade de vida do consumidor final”, comenta o gerente de Marketing e Trade da Uisa, Ayodelê Santos.

Foto: Acervo EuReciclo.

Sinergia ESG
A logística reversa será realizada por meio da reciclagem de um volume igual do mesmo material utilizado nas embalagens. Além do ganho ambiental, a iniciativa vai gerar desenvolvimento social. A eureciclo tem conexão com mais de 420 operadores e cooperativas que atuam na coleta e triagem de recicláveis em diversos estados do Brasil. Ao aderir ao selo sustentável, a Uisa atende a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e contribui com o fortalecimento e estruturação da cadeia de reciclagem, que resulta em melhores condições de trabalho, geração de emprego e renda em mais de 12 estados. 

A circularidade move as estratégias de negócio da Uisa. A companhia atua em sinergia com as práticas de ESG (ambiental, social e governança) e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Há três décadas, a biorrefinaria tornou-se autossuficiente em energia elétrica, gerada a partir de fonte 100% renovável: a biomassa de cana-de-açúcar. Os resíduos provenientes da industrialização do etanol, açúcar e saneantes são transformados em bioenergia, biofertilizantes, biomassa, entre outros produtos e subprodutos. Trata-se de um modelo de negócio sustentável, que agrega práticas ambientais, sociais e econômicas com resultados positivos.  

Categoria

Meio Ambiente

Tags

#uisa #reciclagem #meioambiente #sustentabilidade

Inscreva-se em nossa newsletter

Fique por dentro das últimas novidades da uisa

divider
Sucesso! Sua mensagem foi enviada.
Erro! Sua mensagem não foi enviada.
Site origem