05/03/2024

Uisa reforça práticas de segurança durante a 19ª SIPAT/SIPATR

Segurança

Programação da Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho abordou as cinco regras de ouro da empresa

Para reforçar premissas de segurança, a Uisa biorrefinaria aproveitou a programação da 19ª edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT/SIPATR), realizada de 19 a 23 de fevereiro, para debater o papel dos profissionais da companhia na transformação de uma cultura cada vez mais segura. 

Nesta edição, o tema “A transformação da cultura de segurança começa com você!” teve como base as premissas das cinco regras de ouro da empresa, com o objetivo de disseminar a importância da atitude segura na rotina de todas as áreas e setores da companhia. A programação contou com diálogos sobre segurança, stands para exposição do trabalho da Brigada de Emergência, dinâmicas e jogos interativos para conscientização, campanha de vacinação e palestras sobre saúde e bem-estar.

“Todas as ferramentas, as agendas desenvolvidas durante o ano, além das normas e projetos, são ações desenvolvidas para fortalecer a nossa cultura de segurança. Iniciativas como essa, são criadas para que tenhamos certeza que todo mundo que está aqui na SIPAT e nas áreas de trabalho, conheçam o tema de segurança e trabalhem segurança como um princípio, um valor, uma meta e vontade. Tudo isso reflete um grande objetivo que temos aqui na uisa, que é a meta de Zero Acidentes”, conta José Fernando Mazuca Filho, CEO da Uisa.

“Atualmente, a diretoria agroindustrial integra o maior número de funcionários da companhia. Apesar do tema ser importante para todas as áreas, destaco aqui as ações dos nossos gestores que têm reforçado ações nas áreas agrícola, industrial e empacotamento através de práticas voltadas para melhoria dos processos. Esse tempo foi pensado justamente no fortalecimento da cultura de segurança Uisa”, afirmou o diretor Agroindustrial da Uisa, Jari de Souza.

 

Cultura e bom humor na programação:

De acordo com a Técnica de Segurança do Trabalho, Tânia Benvenutti, a SIPAT/SIPATR reforçou tudo o que a companhia trabalhou durante a safra de 2023/24. “A SIPAT é uma semana onde a gente traz muito conhecimento, muita cultura e diversão para os nossos funcionários. Ou seja, passamos tudo o que é trabalhado no dia a dia, porém, de uma forma dinâmica e descontraída. Conseguimos transmitir os objetivos, e o pessoal absorveu tudo muito bem. Todos se mantiveram bem engajados”, disse a profissional. 

Uma atração bastante esperada por todos os participantes foi a palestra teatral, que uniu conscientização e humor para falar sobre “Cuidado Ativo e Uso de EPIs” e “Bem-estar: físico, mental e social”. A programação também contou com game show sobre o tema “Saúde, Segurança e Meio Ambiente” e concurso de paródia. O desafio proposto aos funcionários da biorrefinaria foi o desenvolvimento de uma canção sobre o slogan do evento. 

A campeã do concurso foi a analista de Laboratório Industrial, Maria Jane Barbosa Coimbra, que criou a paródia com o objetivo de refletir sobre o cuidado e a prevenção no ambiente de trabalho, a partir de ações já realizadas na companhia. “Cada um é responsável pelo ato inseguro que comete, e isso pode custar uma vida. A paródia fala que a empresa disponibiliza DDS para orientar os trabalhadores a executar atividade com segurança”, revelou a ganhadora do concurso.

 

Categoria

Segurança

Tags

#uisa #somosuisa #uisabiorrefinaria #sipat2024 #segurançadotrabalho #segurançauisa

Inscreva-se em nossa newsletter

Fique por dentro das últimas novidades da uisa

divider
Sucesso! Sua mensagem foi enviada.
Erro! Sua mensagem não foi enviada.
Site origem