05/01/2024

Uisa realiza simulado de evacuação e reforça procedimentos de segurança

Segurança

A ação contou com apoio da equipe de segurança do trabalho e brigadistas do setor agrícola da companhia

Simulado de Evacuação, realizado no dia 27/12/23

Para reforçar suas práticas de segurança e prevenção de acidente, a uisa, uma das maiores biorrefinarias do Brasil, realizou mais uma edição do simulado de Evacuação. A iniciativa, que foi realizada no dia 27/12, foi coordenada pela área de Saúde, Segurança e Bem-estar no Trabalho e contou com a participação de todos os funcionários das áreas administrativa e de gestão de manutenção automotiva.

A ação faz parte do Plano de Atendimento a Emergência, em cumprimento à legislação nacional de segurança, que, segundo o site do Governo Federal, estabelece orientações e determina os procedimentos de acionamento e combate às emergência, de acordo com a tipologia dos cenários acidentais identificados.

Para o supervisor de Segurança do Trabalho, Denis Aparecido Duarte, o simulado é realizado com o objetivo de treinar, de forma realista, uma situação de risco na empresa. “Esse tipo de treinamento faz com que todos os funcionários envolvidos sigam os mesmos passos e as mesmas premissas, visando garantir a segurança de todos”, diz.

Na uisa, a ação simulou uma ocorrência de incêndio. Para isso, foram utilizadas latas de fumaça preta, como representação de um possível incidente.

Segundo a Técnica de Segurança do Trabalho, Evelly Silvestre da Silva no último ano [2023], a companhia realizou uma série de ações voltadas à preparação e resposta de emergência. “Durante o ano, realizamos diversos testes, investimentos em equipamentos e comunicamos nossos procedimentos de reposta à emergência. Ações como essa vem para nos ajudar a identificar falhas no plano de emergência e corrigi-las, antes que uma situação real aconteça”, conta.

Ao todo, a evacuação durou um total de 12 minutos. Segundo Evelly Silvestre, o “tempo de resposta” representa uma evolução em comparação com o tempo gasto no último simulado, realizado em 2022, que durou aproximadamente 30 minutos.

No mês de agosto, a companhia também realizou simulado de evacuação na área agrícola, simulando uma situação incêndio. A prática foi fundamental para reforçar os procedimentos de segurança e de evacuação, uma vez que a ação ocorreu durante a seca, período em que acontece um número significativo de incêndios na região. Já o simulado da área industrial focou no treinamento da brigada de emergência, e foi realizado por meio de uma simulação de choque elétrico na planta de Cogeração de Energia (Cogen).

Segundo Denis Duarte, os sistemas de alarme, que foram instalados em pontos estratégicos da companhia, seguindo as normas e recomendações vigentes, fornecem avisos sonoros e visuais para alerta de evacuação de área e contribuem para respostas mais rápidas e precisas. No plano de efetivação de respostas por parte dos profissionais, são realizados testes semanais nos sistemas, além de realização de inspeções periódicas pela equipe de SSBET.

Categoria

Segurança

Tags

#uisa #uisabiorefinaria #segurançanotrabalho #simuladodeevacuação

Inscreva-se em nossa newsletter

Fique por dentro das últimas novidades da uisa

divider
Sucesso! Sua mensagem foi enviada.
Erro! Sua mensagem não foi enviada.
Site origem