Ética e Integridade

Sobre nós  
 Ética e Integridade

Integridade é parte do Jeito uisa de Ser

A Integridade é parte do nosso jeito uisa de ser, guiando nossas ações de forma justa, ética, transparente e responsável. Esperamos que as diretrizes do nosso Código de Ética e de Conduta e as Políticas internas orientem os nossos funcionários, parceiros de negócios e todos com os quais nos relacionamentos.

A uisa possui um Canal de Denúncia para que funcionários, terceiros e demais públicos com os quais a empresa se relaciona possam reportar violações ao Código de Ética e de Conduta, às políticas internas e à legislação vigente, garantindo uma apuração justa, imparcial e independente.



Código de Conduta para Parceiros e Fornecedores

Código de Ética e de Conduta

Parceiros e Fornecedores

Acesse o documento

Código de Conduta para Parceiros e Fornecedores

Acesse o documento

Aderimos ao Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção, do Instituto Ethos.

O Pacto reforça nosso compromisso de combater e não tolerar a prática da corrupção em quaisquer de suas formas, enfatizando os pilares de ética e integridade da nossa cultura organizacional, além de representar mais um avanço em nosso Programa de Compliance.

Políticas e Documentos Internos

Política de Compliance

A Política de Compliance visa estabelecer as principais diretrizes e responsabilidades relacionadas ao Programa de Compliance da uisa, visando disseminar a cultura ética, de riscos e de conformidade e a prática por todos os níveis da Companhia, demonstrando a importância do atendimento aos normativos regulatórios, aos normativos internos e ao Código de Ética e de Conduta, para fins de gerenciamento dos riscos de conformidade e integridade, além de apresentar a estrutura da Área de Compliance.

Acesse a Política

Política de Anticorrupção e Antissuborno

Esta Política tem como objetivo de estabelecer diretrizes sobre o compromisso da Companhia em conduzir os seus negócios com transparência, integridade e em conformidade com as leis aplicáveis, prezando pela conduta baseada em princípios e valores éticos, onde quer que a uisa atue.

Acesse a Política

Política de Privacidade

O objetivo da Política de Privacidade da uisa é definir e descrever os passos que a uisa segue para garantir que os requisitos da LGPD sejam cumpridos.

Acesse a Política

Política Relacionamento com Agente Público

Esta Política tem como objetivo estabelecer as regras e diretrizes a serem observadas pelos administradores, funcionários, parceiros, fornecedores e terceiros que atuem em nome da uisa, quando em contato com qualquer Agente Público, de forma a mitigar o risco de ocorrência de atos ilícitos.

Acesse a Política

Canal de Denúncia

Estamos sempre atentos e buscamos identificar desvios em relação ao nosso Código de Ética e de Conduta, Políticas Internas e Legislação.

Contamos com um Canal de Denúncia integrado à área de Compliance, que visa ampliar e melhorar a apuração e investigação dos relatos.

As denúncias podem ser realizadas de forma confidencial e anônima, com garantia de anonimato e proteção ao denunciante. Aqueles que, de boa-fé, denunciarem violações estarão protegidos contra retaliações.

O Canal de Denúncia está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, pelos meios abaixo.


Acesse o nosso canal on-line
Telefone: 0800-882-1111

Perguntas Frequentes

Em quanto tempo uma denúncia é apurada?

O prazo para que a denúncia registrada seja apurada e indicada eventual responsabilização depende do teor e da complexidade de cada denúncia. O denunciante sempre será informado, ao final, sobre a conclusão da denúncia, além de receber informações intermediárias sobre o tratamento. Também poderá acompanhar o andamento da denúncia por meio do protocolo individual e da senha informados no momento do registro da denúncia.

Como acompanhar a situação (status) da denúncia?

A conclusão e o andamento da denúncia podem ser consultados a qualquer momento no site do Canal de Denúncias. Para isso, é necessário ter em mãos o número do protocolo que é fornecido no registro da manifestação. Para que o processo investigativo tenha resultado satisfatório, os colaboradores e terceiros que enviarem comunicação devem fornecer todos os elementos que possuírem sobre os fatos relatados. Além disso, é importante que denunciantes participem da melhor forma possível dos atos eventualmente solicitados.

Quem pode utilizar o Canal de Denúncias?

Todas as pessoas que tenham alguma demanda envolvendo nossas atividades.

O que é o Canal de Denúncias da uisa?

O nosso Canal de Denúncias é uma forma de comunicação segura, e se desejada, anônima, onde você pode relatar quaisquer denúncias, alegações, suspeitas ou informações de violação do Código de Conduta Ética e Profissional da uisa.

É necessário se identificar para registrar uma denúncia?

Quaisquer denúncias, alegações, suspeitas ou informações podem ser anônimas. No entanto, as demandas anônimas serão passíveis de apuração apenas se os dados e informações forem suficientes para apuração e tomada de providências. Em todos os casos, ainda que as comunicações não sejam enviadas de forma anônima, a identidade do comunicante será mantida de forma confidencial em todos os atos que realizar para apurar o que foi relatado.

Quem é responsável pelo Canal de Denúncias?

Contratamos uma empresa, responsável pelos registros das comunicações feitos no Canal de Denúncia. Esta é uma ferramenta independente, externa, sigilosa e imparcial que está disponível para o público externo e interno. Todas as informações serão verificadas por nós, durante o processo de apuração, e tomaremos as ações necessárias, a nosso exclusivo critério.

O que pode ser denunciado?

No fiel cumprimento do nosso Código de Conduta e Ética Profissional, os canais de acesso poderão ser utilizados pelos funcionários e terceiros para realizarem, sempre de boa-fé, a denúncia de condutas inadequadas e desvios no cumprimento do Código de Conduta, como por exemplo:

  • • Roubo de bens ou de informações da empresa;
  • • Acordos suspeitos com fornecedores ou clientes;
  • • Uso inadequado ou irregular de nossas instalações e bens;
  • • Difamação de nosso nome ou da imagem, dos colaboradores, acionistas e demais parceiros;
  • • Pagamento ou recebimento de suborno ou propina, ou, ainda, de presentes, brindes, entretenimento ou hospitalidade como forma de corrupção;
  • • Falsificação ou adulteração de documentos;
  • • Prática de atividades anticoncorrenciais em qualquer dos negócios, licitações, contratos, etc;
  • • Utilização de nossos sistemas e canais de comunicação para a divulgação de quaisquer conteúdos ofensivos, como trotes, boatos, pornografia ou outras formas de discriminação;
  • • Falhas de segurança ou de controles internos;
  • • Qualquer forma de falsificação de dados e plágio;
  • • Quaisquer outras violações das boas práticas de trabalho e do adequado clima organizacional. Discriminação de qualquer tipo - religiosa, social, racial, sexual, política, educacional, cultural - ou qualquer outro fator que agrida a individualidade humana.

Qual as vantagens e benefícios de um Canal de Denúncias?

  • • Combate e redução significativa de fraudes e más práticas;
  • • Imagem positiva perante o mercado;
  • • Transparência da gestão;
  • • Identifica e reduz os riscos do nosso negócio;
  • • Melhora o ambiente de trabalho;
  • • Fortalece os sistemas de monitoramento e controles;
  • • Maximiza os lucros;
  • • Reduz o passivo judicial;
  • • Repudiar o trabalho infantil;
  • • Trabalhar com produtos e práticas de fabricação que visem eliminar e/ou minimizar o impacto ambiental;
  • • Assegura o cumprimento de leis e regulamentos.