15/02/2022

uisa, Sindicato Rural e Senar, oferecem qualificação profissional à comunidade de Assari

Sociedade

Os cursos garantem a consolidação de uma rede de apoio para o desenvolvimento social da comunidade

A uisa, o Sindicato Rural de Barra do Bugres (SIRUB) e o Senar, firmaram parceria para oferecer qualificação profissional à comunidade do Distrito de Assari. 

Oferecido de forma totalmente gratuita, os cursos garantem a consolidação de uma rede de apoio para o desenvolvimento social da comunidade. Para o Gerente Executivo de Recursos Humanos, Marcelo Maniero Speltz, o objetivo é impulsionar a qualificação de mão de obra profissional para a região. “A uisa acredita que todos merecem oportunidades e o que estamos construindo com este projeto é a garantia de mais qualificação, desenvolvimento social e capacitação aos alunos. Temos a certeza de que os resultados serão grandiosos, e o nosso empenho é desenvolver as comunidades as quais estamos inseridos e contribuir com o aperfeiçoamento de mão de obra para a nossa região. A própria uisa poderá absorver parte desta mão de obra qualificada”, relatou o Gerente Executivo. 

Na última semana, 30 alunos concluíram o curso de Manutenção de Máquinas Agrícolas. Karina Ferreira Jorfi, aluna do curso, conta como foi a experiência no decorrer das aulas. “O curso tem mostrado o que realmente precisamos aprender, porque aprendizado é uma coisa que a gente nunca perde e ninguém pode tirar de você. E só de saber que você vai entrar neste ramo, que existe uma ideia de que ‘mulher não pode ser tratorista’, isso já eleva a gente, nos capacita e mostra que somos capazes”, informou a aluna. 

O projeto surgiu a partir da iniciativa de José Rosivaldo da Silva, morador da comunidade. “Desde que eu cheguei aqui, eu percebi a dificuldade que temos em conseguir emprego, principalmente, por conta da logística. E eu sempre comentei com as pessoas próximas a mim sobre este projeto. Eu queria dar aos jovens a oportunidade que eu não tive. Meu objetivo final para este projeto é dar oportunidade às pessoas de terem suas próprias rendas e essa comunidade anseia por essa oportunidade”, contou José Rosivaldo.

Na última segunda-feira (14), demos início ao curso de Operador de Máquinas Agrícolas, com conteúdo programático de forma prática e teórica. Para a Gerente Sindical, Yuli Peixoto, os cursos abrangem programação de conteúdo direcionada às necessidades de mão de obra da região. “A partir de uma reunião realizada na uisa, resolvemos trazer os cursos para cá [Assari]. Hoje existe uma turma que precisa ser assistida e que tem interesse em participar. Trouxemos estes dois cursos: de Manutenção de Máquina Agrícolas e de Operador de Máquinas Agrícolas, mas pretendemos, até o final do ano, trazer mais qualificação para conseguirmos atender a falta de mão de obra em nossa região”, comentou a Gerente.

Categoria

Sociedade

Tags

#uisa #somosuisa #capacitação

Inscreva-se em nossa newsletter

Fique por dentro das últimas novidades da uisa

divider
Sucesso! Sua mensagem foi enviada.
Erro! Sua mensagem não foi enviada.
Site origem