08/07/2022

Práticas de agricultura regenerativa da uisa são apresentadas em II Webinar da Unemat

Eventos

O evento abordou o desenvolvimento agrícola e os desafios e perspectivas para integrar o sistema produtivo à processos de conservação do meio ambiente.

A uisa participou do II Webinar de Agricultura e Conservação da Biodiversidade promovido pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) para acadêmicos, classe produtiva e sociedade organizada. O evento abordou o desenvolvimento agrícola e os desafios e perspectivas para integrar o sistema produtivo à processos de conservação do meio ambiente. O gerente de sustentabilidade da uisa, Caetano Henrique Grossi, foi um dos convidados e apresentou o tema “Sustentabilidade na Produção de Cana-de-açúcar”. A uisa utiliza técnicas de agricultura regenerativa em mais de 40 mil hectares. “Cuidamos da saúde do solo. Com isso, aumentamos a produção, reduzimos custos, agregamos valor e, principalmente, contribuímos com a preservação ambiental”, destacou o Grossi.  

Durante a apresentação, Grossi explicou os benefícios do processo de colheita da cana crua e de forma totalmente mecanizada, implementado na uisa. A tecnologia reduz a utilização de herbicidas, aumenta o teor de umidade e matéria orgânica no solo, melhorando a sua estruturação. A manutenção da palha de cana-de-açúcar no solo também ajuda a proteger contra a erosão. Essa metodologia ainda tem outra vantagem, de excluir a prática de queima da palha, reduzindo a pegada de carbono na atmosfera.

O manejo inclui ainda a rotação de cultura com espécies que aumentam a fixação de nitrogênio no solo, a exemplo da soja. Para reter a umidade e nutrir a terra, são utilizados resíduos do processo de produção de açúcar e etanol (torta de filtro, cinza, vinhaça), que retornam as lavouras na forma de biofertilizantes. "Além disso, incorporamos o uso de fungos, bactérias e vespas parasitoides que realizam um controle natural de pragas e doenças, e diminuem o uso de produtos químicos", pontuou o gerente.

O II Webinar foi realizado de forma virtual nos dias 29 e 30 de junho, sendo uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola da Unemat. Durante dois dias, especialistas, acadêmicos e sociedade organizada debateram os temas: Desenvolvimento e Agricultura Familiar, Pesticidas e Qualidade dos Alimentos, Agricultura Regenerativa no Mato Grosso e Polinização e Agricultura.

Categoria

Eventos

Tags

#uisa #ESG #sustentabilidade #unemat #agriculturaregenerativa

Inscreva-se em nossa newsletter

Fique por dentro das últimas novidades da uisa

divider
Sucesso! Sua mensagem foi enviada.
Erro! Sua mensagem não foi enviada.
Site origem