04/03/2022

24 espécies de mamíferos são identificadas no Report de Biodiversidade da uisa

Meio Ambiente

o número representa 63% de toda a mastofauna da nossa área de influência

O Report de Biodiversidade da uisa identificou a presença de 24 espécies de mamíferos. Em uma abordagem mais específica, o número representa 63% de toda a mastofauna da nossa área de influência, direta e indireta.

Dentre as categorias de espécies identificadas, diversos mamíferos já se encontram ameaçados de extinção, como: Tayassu pecari - Queixada, Chrysocyon brachyurus - Lobo-guará, Puma concolor - Onça-parda, Puma yagouaroundi - Gato-mourisco, Tapirus terrestres – Anta, Myrmecophaga tridactyla - Tamanduá-bandeira e Panthera onca - Onça-pintada.

Para evitar a perturbação e afugentamento da fauna e atropelamento de animais, a uisa possui o Programa de Monitoramento de Fauna. O objetivo é preservar a fauna, implementar inventário com registro de avistamento pelos trabalhadores e reduzir o impacto das estradas no nicho dos animais silvestres.

O programa abrange todos os habitats em áreas de influência da uisa e contempla as seguintes ações: Preservação da fauna, Inventário de avistamento de fauna e Controle de impacto das estradas no nicho dos animais silvestres.

No final de 2019, foi iniciado o Programa de Avistamento, com intuito de elaborar um inventário de fauna local com arquivos fotográficos realizados pelos próprios funcionários.

Também foram instaladas diversas câmeras do tipo Trap, que são ativadas à distância por sensores de movimento. As câmeras Trap são utilizadas para fotografar animais na natureza com a menor interferência humana possível.

A uisa segue avançando com as ações no tema de Biodiversidade em consonância com a Política do Sistema de Gestão Integrado. Dessa forma, reforçamos a parceria com o IBAMA, onde o órgão continuará utilizando as áreas verdes e corredores ecológicos da uisa como santuário para soltura de animais silvestres dos Biomas Amazônia e Cerrado. A uisa também firmou parceria com a FMC onde, inicialmente, foram instaladas 10 placas educativas sobre a fauna local confeccionadas com materiais recicláveis e eucaliptos cultivados nas próprias fazendas, com o objetivo de reduzir o impacto das estradas no nicho dos animais silvestres.

Nossas ações refletem o compromisso com a biodiversidade e consequentemente a transformação verde em cumprimento aos nossos pilares de ESG.

Categoria

Meio Ambiente

Tags

#uisa #SGI #ESG #sustentabilidade #meioambiente

Inscreva-se em nossa newsletter

Fique por dentro das últimas novidades da uisa

divider
Sucesso! Sua mensagem foi enviada.
Erro! Sua mensagem não foi enviada.
Site origem